domingo, 30 de novembro de 2014

EXPLORANDO OS BLOCOS LÓGICOS

Blocos Lógicos são um conjunto de pequenas peças geométricas divididas em quadrados, retângulos, triângulos e círculos e tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças na educação infantil.

Os blocos lógicos são eficientes para que as crianças exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Constituem um material extraordinário para estimular na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem.
Os blocos lógicos constituem-se de caixas contendo 48 peças divididas em:  
- círculos, quadrados, triângulos e retângulos;- três cores (amarelo, azul e vermelho); 
- dois tamanhos (grande e pequeno); - duas espessuras (fino e grosso).

O jogo possue uma grande aplicabilidade, pois permite que a criança desenvolva as primeiras noções de operações lógicas e suas relações como correspondência e classificação, imprescindíveis na formação de conceitos de matemática. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato)", é de vital importância no desenvolvimento cognitivo da criança.

Alunas do 2º Período apresentando os blocos lógicos

 






Ainda na mesma aula, as alunas fizeram uma grande surpresa à professora Marilena Consenza que completou mais um ano de vida. Foi uma bonita festa que também alegrou a apresentação dos trabalhos.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário