Conteúdo Programático II Período

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO II PERÍODO 

  OBJETIVOS GERAIS 







Crianças de quatro a seis anos

            Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, promovendo-se, ainda, as seguintes capacidades nas crianças:
• ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
• familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
• escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
• interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
• reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
• escolher os livros para ler e apreciar.
• familiarizar-se coma imagem do próprio corpo;
• explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
• deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
• ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
• explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como, força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente as potencialidades e os limites do seu corpo;
• controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento; andar, pular, correr e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações; desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades;
• explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc, para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
• apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo e o do outro;
• aceitar diferenças e limitações individuais nas situações nas quais elas apareçam;
• criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc;
• explorar e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
• explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico;
• cuidar dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
•organizar e cuidar dos materiais no espaço físico da sala;
• valorizar as suas próprias produções artísticas e as dos colegas.
• interessar-se pelas próprias produções, as dos colegas e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais e internacionais) com os quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura;
•produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, de modelagem, de colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado, o respeito pelo processo de produção e criação;
•conhecer a diversidade das produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema;
• ler obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
• apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.



LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

            Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-motoras. É, antes, um processo no qual, as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto à construção do discurso oral como do discurso escrito. As crianças começam a aprender a partir de informações provenientes de diversos tipos de intercâmbios sociais e a partir das próprias ações, por exemplo, quando presenciam diferentes atos de leitura e escrita por parte de seus familiares, como ler jornais, fazer lista de compras, anotações de recados, seguir uma receita...
            A partir desse intenso contato, as crianças começam a elaborar hipóteses sobre a escrita. Dependendo da importância que tem a escrita no meio em que as crianças vivem e da freqüência e qualidade das suas interações com esse objeto de conhecimento, suas hipóteses a respeito de como se escreve ou se lê podem evoluir mais lentamente ou mais rapidamente.
           
Desenvolvimento da linguagem oral

            Muito cedo, os bebês emitem sons articulados que lhes dão prazer e que revelam seu esforço para comunicar-se com os outros. Os adultos ou crianças mais velhas interpretam essa linguagem peculiar, dando sentido à comunicação dos bebês.
            Além da linguagem falada, a comunicação acontece por meio de gestos, de sinais e da linguagem corporal, que dão significado e apoiam a linguagem oral dos bebês. A criança aprende a verbalizar por meio da apropriação da fala do outro.
            Aprender a falar, portanto, não consiste apenas em memorizar sons e palavras. A aprendizagem da fala pelas crianças não se dá de forma desarticulada com a reflexão, o pensamento, a explicitação de seus atos, sentimentos, sensações e desejos.
            A construção da linguagem oral não é linear e ocorre em um processo de aproximações sucessivas com a fala do outro, seja ela do pai, da mãe, do professor, dos amigos ou aquelas ouvidas na televisão, no rádio etc.
            As crianças têm ritmos próprios e a conquista de suas capacidades linguísticas se dá em tempos diferenciados, sendo que a condição de falar com fluência, de produzir frases completas e inteiras provém da participação em atos de linguagem.
           
Desenvolvimento da linguagem escrita

            Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem.
            A aprendizagem da linguagem escrita está intrinsecamente associada ao contato com textos diversos, para que as crianças possam construir sua capacidade de ler, e às práticas de escrita, para que possam desenvolver a capacidade de escrever autonomamente.
            As crianças elaboram uma série de ideias e hipóteses provisórias antes de compreender o sistema escrito em toda sua complexidade.
            Sabe-se, também, que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção de conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem e das práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e participar. Desse modo, as crianças aprendem a produzir textos antes mesmo de saber grafá-los de maneira convencional.


HABILIDADES

            A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.

·                     Demonstrar coordenação motora fina e ampla
·                     Levantar hipóteses
·                     Pesquisar
Dramatizar situações
·                     Reconhecer e escrever letras, números e palavras
·                     Relatar experiências
·                     Estabelecer relação entre objeto e sua função
·                     Escrever seu nome e algumas palavras com ou sem intencionalidade
·                     Expressar seus desejos, necessidades e sentimentos comunicando suas ideias, opiniões e preferências
·                     Relatar suas vivencias nas diversas situações de interação presentes no cotidiano
·                     Narrar fatos, acontecimentos e experiências vividas
·                     Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original
·                     Descrever personagens, cenários e objetos com riquezas de detalhes
·                     Elaborar questionamentos e respostas para as diversas situações vividas
·                     Argumentar explicando suas ideias e pontos de vista
·                     Compreender a função social da leitura e da escrita
·                     Inferir uma informação a partir do texto lido
·                     Reconhecer a leitura como fonte de informação, prazer e entretenimento.
·                     Participar de situações que envolvam o uso da escrita
·                     Localizar o próprio nome em textos apresentados
·                     Produzir oral e coletivamente, pequenos textos.
·                     Respeitar e valorizar as produções realizadas individualmente e em grupo
·                     Comunicar ideias e sentimentos através de diferentes linguagens
·                     Demonstrar criatividade em diferentes situações
·                     Interpretar músicas e canções diversas
·                     Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos
·                     Realizar contagem oral
·                     Reconhecer e nomear formas geométricas
·                     Identificar as letras do alfabeto e suas tipologias (4 tipos de letras), através das letras do nome das crianças
·                     Reconhecer letras do alfabeto dentre símbolos gráficos
·                     Representar graficamente através da letra bastão
·                     Identificar a aglutinação das letras
·                     Manusear diferentes suportes textuais
·                     Participar de situações de leitura do diferentes gêneros ainda que não seja de forma convencional
·                     Conhecer diferentes gêneros textuais (listas, parlendas, cantigas, rimas, rótulos e embalagens, receitas, cartazes, lendas, histórias, símbolos, músicas, bilhetes, poemas, instrucionais) que mais circulam na sociedade. Distribuídos de acordo com o tema trabalhado no planejamento ou projetos.


CONTEÚDOS



1º Bimestre

Linguagem Oral e escrita
·                    Experiências do cotidiano e seus brinquedos;
·                    Interpretação de histórias, gravuras, conversas e explicações;
·                    Narrar fatos em sequência causal e temporal;
·                    Músicas, histórias e poesias;
·                    Escolha de livros para apreciar e serem lidos;
·                    Conhecer as letras do alfabeto e suas tipologias (4 tipos de letras), através da letra do nome das crianças ;
·                    Escrita do nome;
·                    Trabalho sistematizado com as letras do alfabeto;
·                    Discriminação auditiva, visual e escrita das letras: consciência fonológica;
·                    Traçado correto das letras do alfabeto e do próprio nome;
·                    Alfabeto com letra bastão;
·                    Contagem de letras;
·                    Contato com diferentes gêneros textuais citados acima;
·                    Observar e manusear vários suportes textuais;
·                    Interpretação oral e com desenho;
·                    Leitura e escrita incidental;
·                    Achar letras em palavras;
·                    Sequência de acontecimentos;
·                    Sequência de ações;
·                    Começo e fim de um período;

Matemática
Todos os itens abaixo estão dentro dos conteúdos: Conceitos Básicos, Cor, Forma, Textura, Temperatura, Som, Peso, Geometria, Conhecimento Lógico-Matemático: Classificação Seriação, Conceito de Espaço e Conceito de Tempo.  
·                    Contagem oral dos números;
·                    1,2,3 – reconhecimento, quantidade e escrita;
·                    Cores primárias;
·                    Criação de novas cores e/ou variação de tonalidades de cores;
·                    Semelhança e diferença quanto à cor;
·                    Correspondência entre objetos da mesma cor;
·                    Conceitos básicos: dentro/fora; em cima/embaixo; maior/menor; grande/pequeno; alto/baixo; grosso/fino.
·                    Semelhanças e diferenças quanto a objetos (cor, forma e textura);
·                    Comparação de objetos e/ou figuras de formas iguais e diferentes;
·                    Identificação de objetos pelo tato;
·                    Geometria (ponto de partida e ponto de chegada);
·                    Formas geométricas;
·                    Conjunto unitário;
·                    Composição e decomposição de figuras;
·                    Diferença de peso entre objetos;
·                    Manipulação de objetos cujo peso aumenta em proporção direta ao tamanho;
·                    Manipulação de objetos de diferentes tamanhos cujos pesos diminuem na ordem inversa;
·                    Avaliação do peso;
·                    Configuração espacial;
·                    Comparação de objetos;
·                    Objetos e figuras vistos de diferentes ângulos;
·                    Construções;
·                    Transformações dos objetos a partir das ações realizadas sobre eles;
·                    Causa e efeito: efeitos a partir da causa;
·                    Causa e efeito: causa a partir dos efeitos;
·                    Relações de causa e efeito
·                    Conceito de: já, agora e ao mesmo tempo;
·                    Evocação de acontecimentos: ontem, hoje, amanhã;
·                    Duração e sucessão de acontecimentos
·                    Calendário: dia, mês e ano;

Natureza e Sociedade
Identidade
·                    Eu
·                    A história do nome
·                    Esquema corporal
·                    Alimentação
- Identificação de alimentos (diferentes sabores);
·                    Higiene e saúde

Escola
·                    Identificação das pessoas com as quais convive na escola;
·                    Espaço físico;
·                    Nome da escola;

Água

Datas comemorativas

Identidade e Autonomia
·                    Resolver situações problemas com autonomia;
·                    Desenvolver a autoestima;
·                    Trabalhar concentração nas atividades;
·                    Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de uso.
·                    Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.

Música e artes Visuais
·                    Música, história e dramatização;
·                    Ouvir diferentes ritmos;
·                    Cantar;
·                    Dançar livremente;
·                    Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
·                    Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora (grossa e fina);
·                    Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão (dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
·                    Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre, dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.

Movimento
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·                    Psicomotricidade.


2º Bimestre


Linguagem Oral e escrita
·                    Interpretação de texto com colagem;
·                    Reprodução oralmente jogos verbais (parlendas, jogos cantados, poemas, rimas, quadrinhas e trava-línguas);
·                    Reconhecimento do seu nome completo;
·                    Reconhecimento e escrita das letras do nome;
·                    Rótulos (leitura incidental);
·                    Contato com diferentes gêneros textuais citados acima;

Matemática
·                    Estabelecer relação entre número e quantidade (4, 5 e 6);
·                    Cores secundárias;
·                    Criação de novas cores e/ou variação de suas tonalidades;
·                    Identificação de figuras topológicas e geométricas pelo tato;
·                    Variações de temperatura;
·                    Mudanças de estado devido à temperatura;
·                    Características sonoras;
·                    Intensidade dos sons;
·                    Duração do som;
·                    Ritmo do corpo;
·                    Diferentes odores;
·                    Classificação de acordo com as semelhanças; (dois conjuntos)
·                    Relação de equivalência e não equivalência;
·                    Encaixe;
·                    Correspondência termo a termo: estabelecer relação entre elementos;
·                    Configuração espacial: sequência lógica (3 elementos);
·                    Conceitos básicos: largo/estreito, frente/atrás, perto/longe, cheio/vazio, dia/noite, quente/frio.
·                    Ordenação de objetos, figuras, pessoas ou fatos;
·                    Reconhecimento de pessoas, objetos, formas somente pelo tato;
·                    Reprodução à vista do modelo;
·                    Transformação e recomposição de figuras geométricas;
·                    Posições;
·                    Movimentação seguindo direções e distanciando-se ou aproximando-se de um ponto de referencia;
·                    Avaliação de distâncias;
·                    Retas e curvas;
·                    Comparação de distâncias;
·                    Comparação de superfícies;
·                    Representação gráfica de itinerários,

Natureza e Sociedade
Identidade
·                    Órgãos dos Sentidos;

Família
·                    Conceito de família, relação de parentesco, acontecimentos familiares;

Meios de comunicação
·                    Meios utilizados para se comunicar com a família;
·                    Meios utilizados na sociedade;

Profissões

Datas comemorativas
·                    Festa Junina: “Vida no campo e vida na cidade”

Identidade e Autonomia
·                    Resolver situações problemas com autonomia;
·                    Desenvolver a autoestima;
·                    Trabalhar concentração nas atividades;
·                    Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de uso;
·                    Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas;

Música e artes Visuais
·                    Ouvir diferentes ritmos;
·                    Cantar;
·                    Dançar livremente;
·                    Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
·                    Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora (grossa e fina);
·                    Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão (dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
·                    Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre, dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.

Movimento
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·                    Psicomotricidade.


3º Bimestre

Linguagem Oral e escrita
·                    Escrita do nome completo;
·                    Traçado correto das letras do nome;
·                    Identificação das letras do nome em outras palavras;
·                    Identificação da inicial do nome dos colegas;
·                    Reconto de histórias descrevendo personagens, cenários e objetos;
·                    Contato com diferentes gêneros textuais citados acima;
·                    Escrita incidental;
·                    Reproduzir textos orais e produzir textos coletivos.

Matemática
·                    Estabelecer relação entre número e quantidade (7, 8 e 9);
·                    Situações problemas;
·                    Transformação da massa (predição);
·                    Comparação da mesma quantidade de massa em formas iguais e em formas diferentes;
·                    Correspondência termo a termo entre objetos que se complementam;
·                    Correspondência termo a termo entre objetos que não se complementam;
·                    Configuração espacial: sequência lógica (4 elementos);
·                    Ordenação de objetos, figuras, pessoas ou fatos;
·                    Correspondência entre duas séries de objetos;
·                    Conceitos básicos: novo/velho, liso/amassado, hoje/amanhã, muito/pouco, mais/menos, pesado/leve;
·                    Coleções;
·                    Inclusão de classe;
·                    Classificação pelo método descendente;
·                    Classificação pelo método ascendente;
·                    Classificação de objetos dentre os quais existe a espécie única;
·                    Classificação em duas sub coleções;
·                    Classificação de acordo com atributos comuns;
·                    Classificação – relação de parentesco;
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;

Natureza e Sociedade

 Comunidade
·                    Nossa escola em sua casa

Habitação
·                    Tipos de casas
·                    Identificação das partes de uma casa e sua utilização
·                    Localização da casa (rua, número, cidade)
·                    Móveis e utensílios domésticos 

Plantas
·                    Observação dos diferentes tipos de plantas
·                    Comparação de plantas
·                    Experimentações

Datas Comemorativas
·                    Folclore

Identidade e Autonomia
·                    Resolver situações problemas com autonomia;
·                    Desenvolver a autoestima;
·                    Trabalhar concentração nas atividades;
·                    Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de uso.
·                    Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.

Música e artes Visuais
·                    Ouvir diferentes ritmos;
·                    Cantar;
·                    Dançar livremente;
·                    Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
·                    Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora (grossa e fina);
·                    Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão (dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
·                    Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre, dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.

Movimento
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·                    Psicomotricidade.


4º Bimestre

Linguagem Oral e escrita
·                    Identificação e reconhecimento do alfabeto e suas tipologias (4 tipos de letras) ;
·                    Som inicial e final das palavras;
·                    História em sequência;
·                    Contato com diferentes gêneros textuais citados acima;
·                    Ritmo natural das palavras;
·                    Reconhecimento de objetos, pessoas e animais pelo som e representação;
·                    Representação de paisagens, animais ou objetos diante da descrição dos mesmos;
·                    Imaginação de cenas e personagens de uma história;
·                    Imaginação de outras formas para animais, plantas e pessoas conhecidas; imaginação frente uma situação proposta;
·                    Antecipação de transformações de situações e objetos;
·                    Correspondência entre figura e/ou objeto e a palavra e/ou frase;
·                    Repetição e/ou complementação de frases;
·                    Identificação através de características enunciadas;
·                    Relatos e explicações.

Matemática
·                    Contagem oral;
·                    Estabelecer relação entre número e quantidade (0 e 10);
·                    Situações problemas;
·                    Divisão exata por dois e três;
·                    Seriação;
·                    Classificação;
·                    Conceitos básicos: curto/comprido, primeiro/último, igual/diferente;
·                    Ações sobre objetos e suas transformações;
·                    Aumento e diminuição de quantidades;
·                    Relação de equivalência e não equivalência;
·                    Transvasamento utilizando frascos idênticos e diferentes;
·                    Predição de transvasamentos;
·                    Predição de transvasamentos sem auxílio da visão;
·                    Alinhamento de objetos ou figuras;
·                    Ordem linear direta – conforme modelo;
·                    Ordem linear inversa – conforme modelo;
·                    Ordem cíclica – com ou sem modelo;
·                    Ordem cíclica em forma de oito;
·                    Nós apertados e frouxos a vista do modelo;
·                    Sons vocais e não vocais;
·                    Sons cadenciados;
·                    Começo, meio e fim de um período;
·                    Conceito: primeiro, segundo, terceiro e último;
·                    Imaginação de posições intermediárias entre a posição inicial e final de um objeto em movimento;

Natureza e Sociedade

Fenômenos da natureza
·                    Sol, chuva, calor, frio, vento

Animais
·                    Observação e descrição dos animais;
·                    Semelhanças e diferenças entre animais;
·                    Classificação.

Meios de transporte
·                    Trânsito
·                    Meios utilizados
·                    Representação de percurso

Datas Comemorativas

Identidade e Autonomia
·                    Resolver situações problemas com autonomia;
·                    Desenvolver a autoestima;
·                    Trabalhar concentração nas atividades;
·                    Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de uso.
·                    Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.

Música e artes Visuais
·                    Ouvir diferentes ritmos;
·                    Ritmo do corpo;
·                    Ritmo da natureza;
·                    Cantar;
·                    Dançar livremente;
·                    Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
·                    Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora (grossa e fina);
·                    Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão (dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
·                    Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre, dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.

Movimento
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·                    Psicomotricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário