CONTEÚDO PROGRAMÁTICO II PERÍODO
OBJETIVOS GERAIS
Crianças de quatro a seis anos
Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa
etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, promovendo-se,
ainda, as seguintes capacidades nas crianças:
• ampliar gradativamente
suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer
vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de
intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras
pessoas, elaborar e responder perguntas;
• familiarizar-se com a
escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e
da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
• escutar textos lidos,
apreciando a leitura feita pelo professor;
• interessar-se por escrever
palavras e textos ainda que não de forma convencional;
• reconhecer seu nome
escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
• escolher os livros para
ler e apreciar.
• familiarizar-se coma
imagem do próprio corpo;
• explorar as possibilidades
de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais
situações de interação;
• deslocar-se com destreza
progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc, desenvolvendo atitude de
confiança nas próprias capacidades motoras;
• ampliar as possibilidades
expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal
nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
• explorar diferentes
qualidades e dinâmicas do movimento como, força, velocidade, resistência e
flexibilidade, conhecendo gradativamente as potencialidades e os limites do seu
corpo;
• controlar gradualmente o
próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento; andar, pular,
correr e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos,
brincadeiras, danças e demais situações; desenvolvendo atitudes de confiança em
suas próprias capacidades;
• explorar e utilizar os
movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc, para ampliar suas
possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
• apropriar-se
progressivamente da imagem global do seu corpo conhecendo e identificando seus
segmentos e elementos, e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e
cuidado com o próprio corpo e o do outro;
• aceitar diferenças e
limitações individuais nas situações nas quais elas apareçam;
• criar desenhos, pinturas,
colagens, modelagens a partir do seu próprio repertório e da utilização de
elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume,
espaço, textura, etc;
• explorar e utilizar alguns
procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
• explorar e aprofundar as
possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes
necessários para o fazer artístico;
• cuidar dos materiais, dos
trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
•organizar e cuidar dos
materiais no espaço físico da sala;
• valorizar as suas próprias
produções artísticas e as dos colegas.
• interessar-se pelas
próprias produções, as dos colegas e pelas diversas obras artísticas
(regionais, nacionais e internacionais) com os quais entrem em contato,
ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura;
•produzir trabalhos de arte,
utilizando a linguagem do desenho, da pintura, de modelagem, de colagem, da
construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado, o respeito pelo processo de
produção e criação;
•conhecer a diversidade das
produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, construções,
fotografias, colagens, ilustrações, cinema;
• ler obras de arte a partir
da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
• apreciação das artes
visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa
construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o
que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a
linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de
capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de
habilidades sensório-motoras. É, antes, um processo no qual, as crianças
precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de
que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim
poderem escrever e ler por si mesmas.
Pesquisas na área da
linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto
à construção do discurso oral como do discurso escrito. As crianças começam a
aprender a partir de informações provenientes de diversos tipos de intercâmbios
sociais e a partir das próprias ações, por exemplo, quando presenciam
diferentes atos de leitura e escrita por parte de seus familiares, como ler
jornais, fazer lista de compras, anotações de recados, seguir uma receita...
A partir desse intenso contato, as crianças começam a
elaborar hipóteses sobre a escrita. Dependendo da importância que tem a escrita
no meio em que as crianças vivem e da freqüência e qualidade das suas
interações com esse objeto de conhecimento, suas hipóteses a respeito de como
se escreve ou se lê podem evoluir mais lentamente ou mais rapidamente.
Desenvolvimento da linguagem oral
Muito cedo, os bebês emitem sons articulados que lhes dão
prazer e que revelam seu esforço para comunicar-se com os outros. Os adultos ou
crianças mais velhas interpretam essa linguagem peculiar, dando sentido à
comunicação dos bebês.
Além da linguagem falada, a comunicação acontece por meio
de gestos, de sinais e da linguagem corporal, que dão significado e apoiam a
linguagem oral dos bebês. A criança aprende a verbalizar por meio da
apropriação da fala do outro.
Aprender a falar, portanto, não consiste apenas em
memorizar sons e palavras. A aprendizagem da fala pelas crianças não se dá de
forma desarticulada com a reflexão, o pensamento, a explicitação de seus atos,
sentimentos, sensações e desejos.
A construção da linguagem oral não é linear e ocorre em
um processo de aproximações sucessivas com a fala do outro, seja ela do pai, da
mãe, do professor, dos amigos ou aquelas ouvidas na televisão, no rádio etc.
As crianças têm ritmos próprios e a conquista de suas
capacidades linguísticas se dá em tempos diferenciados, sendo que a condição de
falar com fluência, de produzir frases completas e inteiras provém da
participação em atos de linguagem.
Desenvolvimento da linguagem escrita
Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros
meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse
contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o
aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade
por essa linguagem.
A aprendizagem da linguagem escrita está intrinsecamente
associada ao contato com textos diversos, para que as crianças possam construir
sua capacidade de ler, e às práticas de escrita, para que possam desenvolver a
capacidade de escrever autonomamente.
As crianças elaboram uma série de ideias e hipóteses
provisórias antes de compreender o sistema escrito em toda sua complexidade.
Sabe-se, também, que as hipóteses elaboradas pelas
crianças em seu processo de construção de conhecimento não são idênticas em uma
mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente
social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem e das
práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e participar. Desse
modo, as crianças aprendem a produzir textos antes mesmo de saber grafá-los de
maneira convencional.
HABILIDADES
A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas
de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que
cada uma dessas linguagens solicita das crianças.
·
Demonstrar coordenação motora fina e ampla
·
Levantar hipóteses
·
Pesquisar
Dramatizar situações
·
Reconhecer e escrever letras, números e palavras
·
Relatar experiências
·
Estabelecer relação entre objeto e sua função
·
Escrever seu nome e algumas palavras com ou sem
intencionalidade
·
Expressar seus desejos, necessidades e sentimentos
comunicando suas ideias, opiniões e preferências
·
Relatar suas vivencias nas diversas situações de interação
presentes no cotidiano
·
Narrar fatos, acontecimentos e experiências vividas
·
Recontar histórias conhecidas com aproximação às
características da história original
·
Descrever personagens, cenários e objetos com riquezas de
detalhes
·
Elaborar questionamentos e respostas para as diversas
situações vividas
·
Argumentar explicando suas ideias e pontos de vista
·
Compreender a função social da leitura e da escrita
·
Inferir uma informação a partir do texto lido
·
Reconhecer a leitura como fonte de informação, prazer e
entretenimento.
·
Participar de situações que envolvam o uso da escrita
·
Localizar o próprio nome em textos apresentados
·
Produzir oral e coletivamente, pequenos textos.
·
Respeitar e valorizar as produções realizadas individualmente
e em grupo
·
Comunicar ideias e sentimentos através de diferentes
linguagens
·
Demonstrar criatividade em diferentes situações
·
Interpretar músicas e canções diversas
·
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos
·
Realizar contagem oral
·
Reconhecer e nomear formas geométricas
·
Identificar as letras do alfabeto e suas tipologias (4 tipos
de letras), através das letras do nome das crianças
·
Reconhecer letras do alfabeto dentre símbolos gráficos
·
Representar graficamente através da letra bastão
·
Identificar a aglutinação das letras
·
Manusear diferentes suportes textuais
·
Participar de situações de leitura do diferentes gêneros
ainda que não seja de forma convencional
·
Conhecer diferentes gêneros textuais (listas, parlendas,
cantigas, rimas, rótulos e embalagens, receitas, cartazes, lendas, histórias,
símbolos, músicas, bilhetes, poemas, instrucionais) que mais circulam na
sociedade. Distribuídos de acordo com o
tema trabalhado no planejamento ou projetos.
CONTEÚDOS
|
1º Bimestre
Linguagem Oral e escrita
·
Experiências do cotidiano e seus brinquedos;
·
Interpretação de histórias, gravuras, conversas e
explicações;
·
Narrar fatos em sequência causal e temporal;
·
Músicas, histórias e poesias;
·
Escolha de livros para apreciar e serem lidos;
·
Conhecer as letras do alfabeto e suas tipologias (4 tipos de
letras), através da letra do nome das crianças ;
·
Escrita do nome;
·
Trabalho sistematizado com as letras do alfabeto;
·
Discriminação auditiva, visual e escrita das letras:
consciência fonológica;
·
Traçado correto das letras do alfabeto e do próprio nome;
·
Alfabeto com letra bastão;
·
Contagem de letras;
·
Contato com diferentes
gêneros textuais citados acima;
·
Observar e manusear vários suportes textuais;
·
Interpretação oral e com desenho;
·
Leitura e escrita incidental;
·
Achar letras em palavras;
·
Sequência de acontecimentos;
·
Sequência de ações;
·
Começo e fim de um período;
Matemática
Todos os itens abaixo estão dentro dos conteúdos: Conceitos
Básicos, Cor, Forma, Textura, Temperatura, Som, Peso, Geometria, Conhecimento
Lógico-Matemático: Classificação Seriação, Conceito de Espaço e Conceito de
Tempo.
·
Contagem oral dos números;
·
1,2,3 – reconhecimento, quantidade e escrita;
·
Cores primárias;
·
Criação de novas cores e/ou variação de tonalidades de cores;
·
Semelhança e diferença quanto à cor;
·
Correspondência entre objetos da mesma cor;
·
Conceitos básicos: dentro/fora; em cima/embaixo; maior/menor;
grande/pequeno; alto/baixo; grosso/fino.
·
Semelhanças e diferenças quanto a objetos (cor, forma e
textura);
·
Comparação de objetos e/ou figuras de formas iguais e
diferentes;
·
Identificação de objetos pelo tato;
·
Geometria (ponto de partida e ponto de chegada);
·
Formas geométricas;
·
Conjunto unitário;
·
Composição e decomposição de figuras;
·
Diferença de peso entre objetos;
·
Manipulação de objetos cujo peso aumenta em proporção direta
ao tamanho;
·
Manipulação de objetos de diferentes tamanhos cujos pesos
diminuem na ordem inversa;
·
Avaliação do peso;
·
Configuração espacial;
·
Comparação de objetos;
·
Objetos e figuras vistos de diferentes ângulos;
·
Construções;
·
Transformações dos objetos a partir das ações realizadas
sobre eles;
·
Causa e efeito: efeitos a partir da causa;
·
Causa e efeito: causa a partir dos efeitos;
·
Relações de causa e efeito
·
Conceito de: já, agora e ao mesmo tempo;
·
Evocação de acontecimentos: ontem, hoje, amanhã;
·
Duração e sucessão de acontecimentos
·
Calendário: dia, mês e ano;
Natureza e Sociedade
Identidade
·
Eu
·
A história do nome
·
Esquema corporal
·
Alimentação
- Identificação de alimentos (diferentes sabores);
·
Higiene e saúde
Escola
·
Identificação das pessoas com as quais convive na escola;
·
Espaço físico;
·
Nome da escola;
Água
Datas comemorativas
Identidade e Autonomia
·
Resolver situações problemas com autonomia;
·
Desenvolver a autoestima;
·
Trabalhar concentração nas atividades;
·
Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de
uso.
·
Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.
Música e artes Visuais
·
Música, história e dramatização;
·
Ouvir diferentes ritmos;
·
Cantar;
·
Dançar livremente;
·
Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
·
Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora
(grossa e fina);
·
Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão
(dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
·
Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre,
dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.
Movimento
·
Representação de um objeto por outro;
·
Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·
Psicomotricidade.
2º Bimestre
Linguagem Oral e escrita
·
Interpretação de texto com colagem;
·
Reprodução oralmente jogos verbais (parlendas, jogos
cantados, poemas, rimas, quadrinhas e trava-línguas);
·
Reconhecimento do seu nome completo;
·
Reconhecimento e escrita das letras do nome;
·
Rótulos (leitura incidental);
·
Contato com diferentes
gêneros textuais citados acima;
Matemática
·
Estabelecer relação entre número e quantidade (4, 5 e 6);
·
Cores secundárias;
·
Criação de novas cores e/ou variação de suas tonalidades;
·
Identificação de figuras topológicas e geométricas pelo tato;
·
Variações de temperatura;
·
Mudanças de estado devido à temperatura;
·
Características sonoras;
·
Intensidade dos sons;
·
Duração do som;
·
Ritmo do corpo;
·
Diferentes odores;
·
Classificação de acordo com as semelhanças; (dois conjuntos)
·
Relação de equivalência e não equivalência;
·
Encaixe;
·
Correspondência termo a termo: estabelecer relação entre
elementos;
·
Configuração espacial: sequência lógica (3 elementos);
·
Conceitos básicos: largo/estreito, frente/atrás, perto/longe,
cheio/vazio, dia/noite, quente/frio.
·
Ordenação de objetos, figuras, pessoas ou fatos;
·
Reconhecimento de pessoas, objetos, formas somente pelo tato;
·
Reprodução à vista do modelo;
·
Transformação e recomposição de figuras geométricas;
·
Posições;
·
Movimentação seguindo direções e distanciando-se ou
aproximando-se de um ponto de referencia;
·
Avaliação de distâncias;
·
Retas e curvas;
·
Comparação de distâncias;
·
Comparação de superfícies;
·
Representação gráfica de itinerários,
Natureza e Sociedade
Identidade
·
Órgãos dos Sentidos;
Família
·
Conceito de família, relação de parentesco, acontecimentos
familiares;
Meios de comunicação
·
Meios utilizados para se comunicar com a família;
·
Meios utilizados na sociedade;
Profissões
Datas comemorativas
·
Festa Junina: “Vida no campo e vida na cidade”
Identidade e Autonomia
·
Resolver situações problemas com autonomia;
·
Desenvolver a autoestima;
·
Trabalhar concentração nas atividades;
·
Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de
uso;
·
Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas;
Música e artes Visuais
·
Ouvir diferentes ritmos;
·
Cantar;
·
Dançar livremente;
·
Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
·
Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora
(grossa e fina);
·
Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão
(dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
·
Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre,
dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.
Movimento
·
Representação de um objeto por outro;
·
Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·
Psicomotricidade.
3º Bimestre
Linguagem Oral e escrita
·
Escrita do nome completo;
·
Traçado correto das letras do nome;
·
Identificação das letras do nome em outras palavras;
·
Identificação da inicial do nome dos colegas;
·
Reconto de histórias descrevendo personagens, cenários e
objetos;
·
Contato com diferentes
gêneros textuais citados acima;
·
Escrita incidental;
·
Reproduzir textos orais e produzir textos coletivos.
Matemática
·
Estabelecer relação entre número e quantidade (7, 8 e 9);
·
Situações problemas;
·
Transformação da massa (predição);
·
Comparação da mesma quantidade de massa em formas iguais e em
formas diferentes;
·
Correspondência termo a termo entre objetos que se complementam;
·
Correspondência termo a termo entre objetos que não se
complementam;
·
Configuração espacial: sequência lógica (4 elementos);
·
Ordenação de objetos, figuras, pessoas ou fatos;
·
Correspondência entre duas séries de objetos;
·
Conceitos básicos: novo/velho, liso/amassado, hoje/amanhã,
muito/pouco, mais/menos, pesado/leve;
·
Coleções;
·
Inclusão de classe;
·
Classificação pelo método descendente;
·
Classificação pelo método ascendente;
·
Classificação de objetos dentre os quais existe a espécie
única;
·
Classificação em duas sub coleções;
·
Classificação de acordo com atributos comuns;
·
Classificação – relação de parentesco;
·
Representação de um objeto por outro;
·
Representação de um objeto pelo próprio corpo;
Natureza e Sociedade
Comunidade
·
Nossa escola em sua casa
Habitação
·
Tipos de casas
·
Identificação das partes de uma casa e sua utilização
·
Localização da casa (rua, número, cidade)
·
Móveis e utensílios domésticos
Plantas
·
Observação dos diferentes tipos de plantas
·
Comparação de plantas
·
Experimentações
Datas Comemorativas
·
Folclore
Identidade e Autonomia
·
Resolver situações problemas com autonomia;
·
Desenvolver a autoestima;
·
Trabalhar concentração nas atividades;
·
Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de
uso.
·
Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.
Música e artes Visuais
·
Ouvir diferentes ritmos;
·
Cantar;
·
Dançar livremente;
·
Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
·
Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora
(grossa e fina);
·
Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão
(dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
·
Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre,
dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.
Movimento
·
Representação de um objeto por outro;
·
Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·
Psicomotricidade.
4º Bimestre
Linguagem Oral e escrita
·
Identificação e reconhecimento do alfabeto e suas tipologias
(4 tipos de letras) ;
·
Som inicial e final das palavras;
·
História em sequência;
·
Contato com diferentes
gêneros textuais citados acima;
·
Ritmo natural das palavras;
·
Reconhecimento de objetos, pessoas e animais pelo som e
representação;
·
Representação de paisagens, animais ou objetos diante da
descrição dos mesmos;
·
Imaginação de cenas e personagens de uma história;
·
Imaginação de outras formas para animais, plantas e pessoas
conhecidas; imaginação frente uma situação proposta;
·
Antecipação de transformações de situações e objetos;
·
Correspondência entre figura e/ou objeto e a palavra e/ou
frase;
·
Repetição e/ou complementação de frases;
·
Identificação através de características enunciadas;
·
Relatos e explicações.
Matemática
·
Contagem oral;
·
Estabelecer relação entre número e quantidade (0 e 10);
·
Situações problemas;
·
Divisão exata por dois e três;
·
Seriação;
·
Classificação;
·
Conceitos básicos: curto/comprido, primeiro/último,
igual/diferente;
·
Ações sobre objetos e suas transformações;
·
Aumento e diminuição de quantidades;
·
Relação de equivalência e não equivalência;
·
Transvasamento utilizando frascos idênticos e diferentes;
·
Predição de transvasamentos;
·
Predição de transvasamentos sem auxílio da visão;
·
Alinhamento de objetos ou figuras;
·
Ordem linear direta – conforme modelo;
·
Ordem linear inversa – conforme modelo;
·
Ordem cíclica – com ou sem modelo;
·
Ordem cíclica em forma de oito;
·
Nós apertados e frouxos a vista do modelo;
·
Sons vocais e não vocais;
·
Sons cadenciados;
·
Começo, meio e fim de um período;
·
Conceito: primeiro, segundo, terceiro e último;
·
Imaginação de posições intermediárias entre a posição inicial
e final de um objeto em movimento;
Natureza e Sociedade
Fenômenos da natureza
·
Sol, chuva, calor, frio, vento
Animais
·
Observação e descrição dos animais;
·
Semelhanças e diferenças entre animais;
·
Classificação.
Meios de transporte
·
Trânsito
·
Meios utilizados
·
Representação de percurso
Datas Comemorativas
Identidade e Autonomia
·
Resolver situações problemas com autonomia;
·
Desenvolver a autoestima;
·
Trabalhar concentração nas atividades;
·
Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de
uso.
·
Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.
Música e artes Visuais
·
Ouvir diferentes ritmos;
·
Ritmo do corpo;
·
Ritmo da natureza;
·
Cantar;
·
Dançar livremente;
·
Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
·
Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora
(grossa e fina);
·
Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão
(dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
·
Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre,
dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.
Movimento
·
Representação de um objeto por outro;
·
Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·
Psicomotricidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário