Na
semana da Consciência Negra as alunas do 2º Período coordenadas pelas
professoras Marilene Consenza, Raquel Rocha e Edmar Rodrigues trabalharam o
tema dentro dos Eixos Temáticos da Educação Infantil : Arte Visual, Movimento, Linguagem
Oral e Identidade e Autonomia.
A
pluralidade cultural deve fazer parte do currículo escolar desde o Ensino
Infantil. E é muito interessante trabalhar o Dia Nacional da Consciência Negra,
comemorado no Brasil em 20 de novembro, trazendo um pouco da cultura africana
para os pequenos. A data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, último
líder do Quilombo dos Palmares, o mais importante refúgio de escravos no Brasil
no século XVII. Mas a cultura africana vai muito além do tema da escravidão,
como vemos nas peças e encenações criadas pelas alunas do curso.
As apresentações teatrais foram muito
diversificadas incluindo o trabalho com Fantoches; Narração; Danças e outras.
CARTAZES CONFECCIONADAS PELAS ALUNAS DO CURSO NORMAL |
Finalmente, o terceiro e último grupo formado pelas alunas: Edilene, Jakeline, Maria Imaculada, Maria das Graças, Cíntia e Vanderléia apresentou a peça narrativa: "FLICTS" de Ziraldo, fazendo uma analogia à exclusão do negro e ao preconceito que existe no nosso país.
FLICTS é um livro infantil ilustrado do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo editado pela primeira vez em 1969.
Conta a história de uma cor "diferente", que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Ao longo do livro, FLICTS vai se conformando que não tinhas a força do vermelho, a imensidão do amarelo, e a paz que tem o azul.
Contudo, Ziraldo presenteia o leitor com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. E FLICTS também encontra seu lugar: a LUA.
Cenário da peça: FLICTS |
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