Conteúdo Programático I Período



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I PERÍODO

OBJETIVOS GERAIS


Crianças de quatro a seis anos

            Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, promovendo-se, ainda, as seguintes capacidades nas crianças:
• ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação
e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
• familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
• escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
• interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
• reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
• escolher os livros para ler e apreciar.
• familiarizar-se coma imagem do próprio corpo;
• explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
• deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
• ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
• explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como, força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente as potencialidades e os limites do seu corpo;
• controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento; andar, pular, correr e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações; desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades;
• explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc, para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
• apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo e o do outro;
• aceitar diferenças e limitações individuais nas situações nas quais elas apareçam;
• criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc;
• explorar e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
• explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico;
• cuidar dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
•organizar e cuidar dos materiais no espaço físico da sala;
• valorizar as suas próprias produções artísticas e as dos colegas.
• interessar-se pelas próprias produções, as dos colegas e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais e internacionais) com os quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura;
•produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, de modelagem, de colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado, o respeito pelo processo de produção e criação;
•conhecer a diversidade das produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema;
• ler obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
• apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

            Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-motoras. É, antes, um processo no qual, as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto à construção do discurso oral como do discurso escrito. As crianças começam a aprender a partir de informações provenientes de diversos tipos de intercâmbios sociais e a partir das próprias ações, por exemplo, quando presenciam diferentes atos de leitura e escrita por parte de seus familiares, como ler jornais, fazer lista de compras, anotações de recados, seguir uma receita...
            A partir desse intenso contato, as crianças começam a elaborar hipóteses sobre a escrita. Dependendo da importância que tem a escrita no meio em que as crianças vivem e da freqüência e qualidade das suas interações com esse objeto de conhecimento, suas hipóteses a respeito de como se escreve ou se lê podem evoluir mais lentamente ou mais rapidamente.
           
Desenvolvimento da linguagem oral

            Muito cedo, os bebês emitem sons articulados que lhes dão prazer e que revelam seu esforço para comunicar-se com os outros. Os adultos ou crianças mais velhas interpretam essa linguagem peculiar, dando sentido à comunicação dos bebês.
            Além da linguagem falada, a comunicação acontece por meio de gestos, de sinais e da linguagem corporal, que dão significado e apóiam a linguagem oral dos bebês. A criança aprende a verbalizar por meio da apropriação da fala do outro.
            Aprender a falar, portanto, não consiste apenas em memorizar sons e palavras. A aprendizagem da fala pelas crianças não se dá de forma desarticulada com a reflexão, o pensamento, a explicitação de seus atos, sentimentos, sensações e desejos.
            A construção da linguagem oral não é linear e ocorre em um processo de aproximações sucessivas com a fala do outro, seja ela do pai, da mãe, do professor, dos amigos ou aquelas ouvidas na televisão, no rádio etc.
            As crianças têm ritmos próprios e a conquista de suas capacidades lingüísticas se dá em tempos diferenciados, sendo que a condição de falar com fluência, de produzir frases completas e inteiras provém da participação em atos de linguagem.
           
Desenvolvimento da linguagem escrita

            Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem.
            A aprendizagem da linguagem escrita está intrinsicamente associada ao contato com textos diversos, para que as crianças possam construir sua capacidade de ler, e às práticas de escrita, para que possam desenvolver a capacidade de escrever autonomamente.
            As crianças elaboram uma série de idéias e hipóteses provisórias antes de compreender o sistema escrito em toda sua complexidade.
            Sabe-se, também, que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção de conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem e das práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e participar. Desse modo, as crianças aprendem a produzir textos antes mesmo de saber grafá-los de maneira convencional.


HABILIDADES

            A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.


1º Período (crianças de quatro a cinco anos)

  • Comunicar idéias e sentimentos em diferentes linguagens
  • Recontar histórias, descrevendo cenários, personagens e objetos
  • Reproduzir oralmente jogos verbais (parlendas, poesias, quadrinhos, rimas...)
  • Interpretar histórias, gravuras oral, conversas, explicações
  • Narrar fatos em seqüência causal e temporal
  • Diferenciar letras, números e desenhos
  • Reconhecer e escrever seu nome
  • Produzir textos orais (individuais /coletivos)
  • Escolher os livros para ler e apreciar
  • Participar de jogos e brincadeiras e outras atividades propostas
  • Demonstrar criatividade
  • Realizar contagem oral
  • Reconhecer e nomear formas geométricas
  • Demonstrar coordenação motora fina e ampla
  • Desenhar
  • Demonstrar curiosidade e interesse por aquilo que o envolve
  • Levantar hipóteses
  • Conhecer as letras do alfabeto e suas tipologias (4 tipos de letras), através da letra do nome das crianças
  • Manusear diferentes suportes textuais
  • Conhecer diferentes gêneros textuais (listas, parlendas, cantigas, rimas, rótulos e embalagens, receitas, cartazes, lendas, histórias, símbolos, músicas, bilhetes, poemas) que mais circulam na sociedade. Distribuídos de acordo com o tema trabalhado no planejamento ou projetos.


CONTEÚDOS


1º Bimestre

Linguagem Oral e escrita
  • Interpretação de histórias, gravuras, conversas e explicações;
  • Narrar fatos em seqüência causal e temporal;
  • Músicas, histórias e poesias;
  • Experiências do cotidiano;
  • Escolha de livros para apreciar e serem lidos;
  • Conhecimento e reprodução de jogos verbais (poesias, poemas, rimas, versinhos, quadrinhas e canções);
  • Exercícios grafo motores;
  • Identificar a escrita do nome através de crachá;
  • Produzir textos orais e coletivos.
  • Contato com diferentes gêneros textuais citados acima.

Matemática
Todos os itens abaixo estão dentro dos conteúdos: Conceitos Básicos, Cor, Forma, Textura, Temperatura, Som, Peso, Geometria, Conhecimento Lógico-Matemático: Classificação Seriação, Conceito de Espaço e Conceito de Tempo.
  • Contagem oral dos números até 9 (sem traçado);
  • Cores primárias;
  • Semelhança e diferença quanto à cor;
  • Semelhanças e diferenças quanto à forma;
  • Semelhanças e diferenças quanto à textura;
  • Identificação de figuras topológicas e geométricas pelo tato;
  • Semelhanças e diferenças quanto à consistência dos objetos;
  • Variações de temperatura;
  • Características e intensidade do som;
  • Diferença de peso;
  • Manipulação de objetos cujo peso aumenta em proporção direta ao tamanho;
  • Diferenças de odor e sabor;
  • Configuração espacial: seqüência lógica de objetos (2 elementos);
  • Configuração espacial: seqüência lógica de cor (2 elementos);
  • Conceitos básicos: dentro/fora; em cima/embaixo; maior/menor; grande/pequeno; alto/baixo; grosso/fino;
  • Noção de classificação operatória:
- Classificação de acordo com as semelhanças;
  • Noção de seriação operatória:
- Comparação de objetos;
- Ordenação de objetos, figuras, pessoas ou fatos;
  • Estrutura de conceito de espaço:
- Reconhecimento de pessoas, objetos, formas pelo tato;
- Construções;
  • Geometria (ponto de partida e ponto de chegada);
  • Formas geométricas;

Natureza e Sociedade
Identidade
  • Eu;
  • A história do nome;
  • Corpo (esquema corporal);
  • Alimentação;
- Identificação de alimentos (diferentes sabores);
  • Higiene e saúde;

Escola
  • Identificação das pessoas com as quais convive na escola;
  • Espaço físico;
  • Nome da escola;


Datas comemorativas


Identidade e Autonomia
  • Resolver situações problemas com autonomia;
  • Desenvolver a auto-estima;
  • Trabalhar concentração nas atividades;
  • Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de uso.
  • Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.


Música e artes Visuais
  • Ouvir diferentes ritmos;
  • Cantar;
  • Dançar livremente;
  • Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
  • Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora (grossa e fina);
  • Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão (dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
  • Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre, dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.

Movimento
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·                    Psicomotricidade.


2º Bimestre

Linguagem Oral e escrita
  • Reproduzir oralmente jogos verbais (parlendas, jogos cantados, poemas, rimas, quadrinhas e trava-línguas);
  • Contato com diferentes gêneros textuais citados acima.
  • Observar e manusear vários suportes textuais;
  • Reconhecimento do seu nome;
  • Reconhecimento das letras do nome;
  • Rótulos (leitura incidental);
  • Dramatização de histórias e músicas.

Matemática
  • Criação de novas cores;
  • Correspondência entre objetos da mesma cor;
  • Comparação de objetos e/ou figuras de formas iguais e diferentes;
  • Identificação de formas pelo tato;
  • Identificação de texturas pelo tato;
  • Identificação de consistência pelo tato;
  • Estabelecer relação entre número e quantidade (0 a 5);
  • Relação de equivalência e não equivalência;
  • Correspondência termo a termo: estabelecer relação entre elementos;
  • Configuração espacial: seqüência lógica (3 elementos);
  • Conceitos básicos: largo/estreito, frente/atrás, perto/longe, cheio/vazio, dia/noite, quente/frio.
  • Mudanças de estado da água de alimentos e de outros materiais, devido à temperatura;
  • Duração do som;
  • Peso: manipulação de objetos de diferentes tamanhos cujos pesos diminuem na ordem inversa;
  • Noção de classificação operatória:
- Classificação pelo método descendente (partindo de grandes coleções):
- Classificação pelo método ascendente (partindo de pequenas coleções):
  • Noção de seriação operatória:
- Encaixe;
- Correspondência entre duas séries de objetos;
- Alinhamento de objetos ou figuras;
  • Estrutura do conceito de espaço:
- Reprodução a vista do modelo;
- Ordem cíclica;
- Transformação e recomposição de figuras geométricas;
- Posições;
  • Diferentes odores;
  • Reconhecimento e correspondência de odor e sabor;
  • Geometria (ponto de partida e de chegada/ reta ou curva e segmento de reta);
  • Formas geométricas.

Natureza e Sociedade
Identidade
  • Órgãos dos Sentidos;

Família
  • Conceito de família, relação de parentesco, acontecimentos familiares;

Meios de comunicação
  • Meios utilizados para se comunicar com a família;
  • Meios utilizados na sociedade;

Profissões

Datas comemorativas
  • Festa Junina: “Vida no campo e vida na cidade”

Identidade e Autonomia
  • Resolver situações problemas com autonomia;
  • Desenvolver a auto-estima;
  • Trabalhar concentração nas atividades;
  • Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de uso;
  • Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas;

Música e artes Visuais
  • Ouvir diferentes ritmos;
  • Cantar;
  • Dançar livremente;
  • Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
  • Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora (grossa e fina);
  • Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão (dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
  • Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre, dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.

Movimento
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·                    Psicomotricidade.


3º Bimestre

Linguagem Oral e escrita
  • Escrita do nome com cópia;
  • Identificação das letras do nome em outras palavras;
  • Identificação da inicial do nome dos colegas;
  • Reconto de histórias descrevendo personagens, cenários e objetos;
  • Contato com diferentes gêneros textuais citados acima;
  • Escrita incidental;
  • Reproduzir textos orais e produzir textos coletivos.
  • Identificar as letras do alfabeto a partir da letra inicial do nome.

Matemática
  • Contagem oral;
  • Cores secundárias
  • Calendário;
  • Estabelecer relação entre número e quantidade (6 a 8);
  • Identificação de formas pelo tato;
  • Textura: correspondência e semelhanças opostas;
  • Consistência semelhante a do modelo;
  • Alinhamento em sequência (textura);
  • Correspondência de objetos de consistências semelhantes;
  • Sons vocais e não vocais;
  • Sons cadenciados;
  • Som: ritmo do corpo e ritmo da natureza;
  • Mudança de reações do objeto de acordo com o peso;
  • Situações problemas;
  • Configuração espacial: seqüência lógica (3 elementos);
  • Noção de classificação operatória:
- Classificação de objetos dentre os quais existe espécie única;
- Classificação em duas subcoleções;
- Classificação ascendente e descendente;
  • Noção de seriação operatória:
- Ordem linear direta;
  • Estrutura do conceito de espaço:
- Posições;
- Movimentação seguindo direções;
- Comparação de distancias;
  • Conceitos básicos: Novo/velho, liso/amassado, hoje/amanhã, muito/pouco, mais/menos, pesado/leve;
  • Geometria (ponto de partida e de chegada/ segmento de reta)

Natureza e Sociedade
Comunidade
  • Nossa escola em sua casa.

Habitação
  • Tipos de casas

Plantas
  • Observação dos diferentes tipos de plantas;
  • Comparação de plantas;
  • Experimentações.

Datas Comemorativas
  • Folclore

Identidade e Autonomia
  • Resolver situações problemas com autonomia;
  • Desenvolver a auto-estima;
  • Trabalhar concentração nas atividades;
  • Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de uso.
  • Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.

Música e artes Visuais
  • Ouvir diferentes ritmos;
  • Cantar;
  • Dançar livremente;
  • Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
  • Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora (grossa e fina);
  • Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão (dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
  • Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre, dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.

Movimento
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·                    Psicomotricidade.


4º Bimestre

Linguagem Oral e escrita
  • Conhecer as letras do alfabeto e suas tipologias (4 tipos de letras), através da letra do nome das crianças;
  • História em seqüência;
  • Diferenciação de letras, números e desenhos;
  • Contato com diferentes gêneros textuais citados acima.

Matemática
  • Contagem oral;
  • Calendário; dia, mês;
  • Estabelecer relação entre número e quantidade (9 e 10);
  • Identificação de figuras topológicas e geométricas pelo tato;
  • Correspondência de objetos de consistências opostas;
  • Mudança de consistência;
  • Avaliação do peso;
  • Situações problemas;
  • Configuração espacial: seqüência lógica (3 elementos);
  • Noção de classificação operatória:
- Classificação de acordo com atributos comuns;
- Inclusão de classes;
- Classificação – relação de parentesco;
  • Noção de seriação operatória:
- Ordem linear inversa;
  • Estrutura do conceito de espaço:
- Movimentação distanciando-se e aproximando-se de um ponto de referencia;
- Avaliação de distancias;
  • Conceitos básicos: curto/comprido, primeiro/último, igual/diferente;
  • Ações sobre objetos e suas transformações;
  • Aumento e diminuição de quantidades;
  • Começo e fim de um período;

Natureza e Sociedade
 Animais
  • Observação e descrição dos animais;
  • Semelhanças e diferenças entre animais;
  • Classificação.

Meios de transporte
  • Trânsito
  • Meios utilizados

Datas Comemorativas

Identidade e Autonomia
  • Resolver situações problemas com autonomia;
  • Desenvolver a auto-estima;
  • Trabalhar concentração nas atividades;
  • Organizar com responsabilidade seus pertences e materiais de uso.
  • Apreciar e respeitar o trabalho dos colegas.

Música e artes Visuais
  • Ouvir diferentes ritmos;
  • Cantar;
  • Dançar livremente;
  • Trabalhar psicomotricidade com música (brinquedo dançado);
  • Desenvolver a imaginação, criatividade e coordenação motora (grossa e fina);
  • Oferecer possibilidades de diferentes formas de expressão (dramatização, histórias, fantoches, faz de conta etc);
  • Pintura, colagem, alinhavo, perfuração, desenho livre, dobraduras, quebra-cabeça; massinha, argila.

Movimento
·                    Representação de um objeto por outro;
·                    Representação de um objeto pelo próprio corpo;
·                    Psicomotricidade.

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