quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DIGITAL

Vivemos uma época de ênfase na informação, onde a globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da realidade. Neste cenário, a educação desempenha um importante papel já que lhe cumpre formar profissionais críticos, criativos, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de desenvolver o trabalho sistêmico e a se conhecer como indivíduo.

Uma das tentativas de se repensar a educação contemporânea tem sido feita por intermédio da inclusão digital na escola. A utilização de tais instrumentos vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional para potencialização da informação, enquanto geradora do conhecimento.

A tecnologia inserida no cotidiano escolar é um pré-requisito para o preparo do aluno para o exercício pleno da cidadania, já que este deve apresentar condições para sua futura investida no mercado de trabalho. O uso da tecnologia, dentre vários benefícios, dinamiza, motiva e conduz o educando a novas descobertas, contribuindo para uma melhor socialização e um aprendizado mais interativo e bem mais atrativo.

Diante de tais premissas, os diversos agentes da educação têm o compromisso de oferecer aos educandos amplo acesso aos recursos tecnológicos que possam complementar a sua formação, tornando-os aptos a viver e a conviver em uma sociedade cada vez mais competitiva e com grande disparidade social.

Nesse sentido, além de permitir uma nova maneira de oportunizar o conhecimento, a Escola Mário Junqueira Ferraz por meio de sua Proposta Pedagógica entende que o uso das tecnologias no ambiente educativo proporciona a busca e compreensão de novas ideias e valores. Dessa forma, a tecnologia digital é uma ferramenta que deve se fazer presente em nosso ambiente educacional, seja por meio de projetos educacionais, seja por enfoques disciplinares ou pela formação restrita dos conhecimentos da informática. Recusar esta possibilidade ao discente significa omissão e o não cumprimento da principal missão do educador: a de preparar alunos proativos, aptos à vida.

Professora Maria de Lourdes Ribeiro
Design Instrucional

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